Você é do tipo concentrado? Se entedia com facilidade? É apegado à espiritualidade ou tem mentalidade científica? Você sabia que conhecer os traços da personalidade ajuda a garantir o sucesso de um plano de emagrecimento? As 30 principais dietas modernas e o perfil psicológico para o qual cada uma é indicada estão listados no livro “A melhor dieta para você”, da jornalista britânica Caroline Jones (editora Sextante), que acaba de chegar às livrarias.
Para a autora, pessoas que escolhem regimes que nada tem a ver com seus estilos de vida tendem a fracassar na intenção de perder peso.
Pesquisadores calculam que uma mulher passe, em média, 30 anos de sua vida preocupada com o peso, tentando eliminar uns quilinhos a mais. Segundo a nutricionista Natália Eudes, antes de aderir a qualquer dieta, o ideal é se consultar com um especialista, para que ele avalie adequadamente o perfil do paciente.
É preciso cuidado na prescrição, pois uma pessoa com transtorno obsessivo compulsivo, por exemplo, não pode fazer restrições calóricas drásticas. Alimentos que oferecem saciedade são importantes para prevenir a compulsão por comida nas pessoas com esse perfil.
De acordo com a endocrinologista Flavia Conceição, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Rio de Janeiro, a ida a um consultório também evita a adoção de regimes que mantém o emagrecimento só em curto prazo e, favorecem o processo duradouro do emagrecimento saudável.