Saiba o que macarrão instantâneo é capaz de fazer no seu estômago

Saiba o que macarrão instantâneo é capaz de fazer no seu estômago

Todos nós sabemos de alguma forma, mesmo que indiretamente que o macarrão instantâneo, o famoso miojo, é prejudicial a nossa saúde, mas ainda sim insistimos em seu consumo pela falta de tempo e dinheiro para realizar uma refeição “normal” em nosso dia a dia. O consumo de miojo ( e outras marcas) é muito comum principalmente entre universitários, pois a sua rotina de vida faz com que o tempo seja encurtado ao máximo e haja uma necessidade de refeições rápidas.

Não quer dizer que o macarrão instantâneo seja ruim lá de vez em quando, mas trocar praticamente todos os dias a alimentação saudável por esse alimento, pode ser muito prejudicial a sua saúde, principalmente após um estudo realizado pelo doutor Braden Kuo do Hospital Geral de Massachusetts, publicado no site mercola.com.

miojo faz mal a saude

Neste estudo Braden gravou o interior de um estômago com uma micro câmera, para saber como seria a digestão de tal alimento, mas passado duas horas após a ingestão do macarrão, os resultados foram surpreendentes!!! Ele estava praticamente intacto dentro do estômago e trato digestivo.

Confira o vídeo desta experiência:

O miojo no vídeo fica intacto mais do que qualquer outro macarrão e por muito mais tempo, não se sabe nem ao certo qual é o tempo exato da dissolução dele, e isto pode ser muito prejudicial a saúde pelos seguintes fatos:

  • O macarrão instantâneo estará colocando o seu metabolismo sobre uma forte pressão, forçando-o a trabalhar por várias horas até que este alimento processado seja completamente dissolvido. Neste processo de fermentação, o corpo tende a liberar muita insulina, afinal os níveis de açúcar no sangue são elevados através deste trabalho intenso, ainda mais que este alimento não contém basicamente nenhum nutriente, fibra ou qualquer outra coisa que possa trazer benefícios ao corpo.
  • A lista de aditivos que o miojo possuí é muito grande e inclui um dos piores chamado de TBHQ (Terc-butil-hidroquinona), um conservante classificado como antioxidante, que provém do petróleo, também usado em pesticidas, vernizes, perfumes e cosméticos. A sua aplicação é prolongar a “vida útil” dos alimentos.

A exposição ao TBHQ não deve passar de 0,02 segundo a organização mundial da saúde, e chegando a 5g pode ser letal. Este conservante é também usado em outros congelados e industrializados, devemos sempre prestar atenção a presença do mesmo em alimentos do nosso dia a dia.

Entre os malefícios causados pelo TBHQ ao nosso organismo estão:

  • Náuseas
  • Delírios
  • Zumbido
  • Sensação de estar sufocando
  • Colapso

O miojo e a síndrome metabólica

A obesidade, principalmente o acúmulo de gorduras abdominais, pressão alta (hipertensão), resistência a insulina produzida pelo corpo, baixo índice de colesterol bom (HDL), sensibilidade insulínica no fígado, músculos e tecido adiposo estão todos ligados a síndrome metabólica, e este alimento pode influenciar diretamente o nosso organismo a passar por tal processo.

O sachê com tempero, pode ser tão prejudicial quanto o próprio macarrão

Chegou a hora de temperar o macarrão instantâneo! Se possível deveriam ser usados temperos naturais sobre este macarrão, mas além dele ser pura química, até o seu sachê de tempero também está lotado de conservantes e aditivos prejudiciais a saúde. O maior “destaque” desta composição é o glutamato monossódico (MSG) no qual deve ser evitado totalmente de sua dieta, afinal ele é uma excitotoxina que é capaz de excitar suas células nervosas até o ponto de causar algum dano a elas, ou até mesmo a levar a morte de tal célula. Quando grande exposição, ou por período prolongados, a MSG pode causar disfunção cerebral e danos cerebrais quase que irreversíveis.

Entre os principais problemas ligados a saúde que o glutamato monossódico pode “ajudar” a desenvolver estão:

  • O Parkinson
  • Alzheimer
  • Lou Gehrig
  • Déficit de atenção
  • Problemas de aprendizagem
  • E várias outras ligadas a funções cerebrais

Evite ao máximo alimentos processados

O macarrão instantâneo é um alimento processado e como todos os outros eles são os principais responsáveis pelo ganho de peso, aparecimento e fortalecimento de doenças crônicas, tudo isto por causa de sua composição que é basicamente, carboidratos refinados (extremamente perigosos), ricos em frutose (açúcar ruim) quase nada de nutrientes nem fibras e cheios de ingredientes feitos de forma artificial.

Em geral os alimentos processados são deliciosos. Assim como doces e outros que podem “viciar”, mas em relação a saúde são horríveis.

Quem não consegue ficar sem um macarrão instantâneo, poderá optar por outros alimentos do mesmo segmento, mas que são feitos com ingredientes naturais, principalmente os integrais, que tem uma validade menor, mas possui muito menos impacto dentro do seu organismo.

Confira também:

Shirataki, o macarrão milagroso
Como acabar com a celulite

Publicado em 02/02/2015

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo