O shirataki é um macarrão composto de água e fibras. Ele é muito usado em dietas, principalmente na Dieta Dukan, por ser possível consumi-lo em todas as fases da dieta, mesmo na fase ataque. O shirataki tem qualidades e propriedades únicas, que renderam a ele o apelido de “macarrão milagroso” ou “miojo milagroso”, pois ele é zero carboidrato, zero calorias, zero proteínas, zero gorduras, é quase todo zero a não ser pelo sódio (10mg a cada 50g).
É muito importante alertar a você que se realmente existisse um método milagroso para perder peso de maneira rápida e saudável, todos os médicos e nutricionistas indicariam este método. Entretanto, não existe ainda o tal milagre, o que existe é a reeducação alimentar, recomendada a todas as pessoas que queiram perder peso ou levar uma vida mais saudável. Então não vá se entupir de shirataki só porque ele é zero kcal e ficar doente por falta de vitaminas e nutrientes. Não faça isso!
Consumido há milhares de anos pelos japoneses, o shiratake é composto principalmente de glucomanan, uma fibra solúvel extraída de uma raiz chamada konjac. Estudos com o glucomanan, mostram que ele absorve muita água, que ajuda a dar mais saciedade e, devido a sua alta viscosidade acontece uma diminuição na velocidade de esvaziamento do estômago, fazendo com que a sensação de saciedade dure por mais tempo. Este é o segredo do “milagre” no processo de perda de peso: se você tem saciedade por um período prolongado, comerá menos e reduzirá o consumo calórico no dia.
Vale a pena sempre lembrar que nenhum exagero é bom e o seu consumo deverá ser moderado, pois ele não contém quase nenhum nutriente, seu uso exagerado pode trazer complicações para a saúde como moleza, tonturas e outras sensações decorrentes do consumo exagerado do macarrão milagroso na sua dieta.
Apesar de ser potencialmente perigoso se alimentar exclusivamente do shirataki, ele é largamente utilizado por promover uma série de benefícios, entre eles:
- Auxílio em dietas para emagrecer
- Auxilio no controle e na diminuição do colesterol ruim
- Controle da pressão arterial
- Os triglicérides
- controle da glicose
- intolerância a glúten
Nigella Lawson e o shiratake
Os holofotes se voltaram para o shirataki após boatos de que a chef de cozinha Nigella Lawson teria perdido muitos kilos comendo apenas o macarrão milagroso. A chef Nigella Lawson emagreceu comendo shirataki e seguindo um plano de desintoxicação alimentar saudável criada por James Duigan, personal trainer e consultor nutricional de modelos.
O Konnyaku
O konnyaku é uma barra sólida feita com a mesma massa do shiratake. Algumas pessoas chamam o shiratake de konnyaku, mas apesar de serem feitos da mesma massa, são coisas diferentes.
Como preparar o Shirataki?
O shirataki vem em uma embalagem com água, você deve primeiramente escorrer essa água e lavá-lo em água corrente por um minuto. Depois coloque o macarrão em uma panela com água já fervendo e deixe por 3 ou 4 minutos, então é só escorrer e colocar o molho de sua preferência. Para quem estiver fazendo a Dieta Dukan, é preciso conferir que alimentos podem ser usados para preparar o molho, já que na fase ataque e cruzeiro existem muitas restrições. Para quem faz a dieta dos pontos, um molho a bolonhesa ou branco pode ser uma ótima pedida.
Ele também poderá fazer parte de outras receitas, como yakisoba, caesar salad, com legumes e vegetais etc, basta usar a criatividade na cozinha.
Qual o gosto do shirataki?
Apesar do apelido “miojo milagroso” popularizado pelas dukanianas e pela mídia que cobriu o emagrecimento de Nigella Lawson falando do shirataki, o sabor não tem nada a ver com miojo. O shirataki está mais para um macarrão de gelatina emborrachada, consistente e sem sabor, por isso pode acompanhar diferentes tipos de molhos.
Onde comprar shirataki
O shirataki poderá sem encontrado em casas de produtos orientais, em mercados municipais e até em alguns hiper mercados.