Os exercícios físicos são essenciais em qualquer idade e trazem muitos benefícios para a saúde física e mental. Entretanto, com o passar dos anos, o metabolismo fica mais lento e o corpo passa por várias mudanças. À medida que envelhecemos perdemos massa magra e cerca de 3% da massa óssea a cada ano, o que contribui ainda mais para o surgimento de lesões.
Por este motivo, trouxemos para você, neste post, 10 opções de exercícios que devem ser evitados por pessoas que tenham 40 anos ou mais. Confira!
Flexões para frente em pé
Este é um exercício de alongamento muito bom, porém, para as pessoas acima de 40 anos esse é um exercício que faz muita pressão na lombar.
Levantamento de pernas
Esse é um exercício para o abdômen, porém também provoca pressão na lombar.
Desenvolvimento atrás da nuca
Este é um exercício com peso feito na academia e comprime uma artéria do pescoço, podendo causar tonturas, dores de cabeça e em casos mais extremos desmaio em pessoas acima de 40 anos de idade.
Extensão de pernas
Nesse exercício é colocado muita pressão nos joelhos, tornando-se um dos piores exercícios para pessoas acima de 40.
Cardiovasculares intensos
Podem ser um dos piores exercícios para pessoas acima de 40 anos quando são muito intensos. Se sobrecarregar o corpo, o exercício pode ter o efeito contrário e aumentar o estresse e até acelerar o envelhecimento.
Leia também: Alimentos que ajudam a combater a fadiga
Abdominais
Muita gente insiste em fazer abdominais para diminuir a gordura abdominal. Porém não é isso que vai secar a sua barriga e ainda pode fazer você machucar a coluna.
Flexões
Fazem pressão em articulações como o cotovelo. Se for adequado para o seu caso, troque as flexões e abdominais pela prancha. Procure orientação médica e do educador físico, de preferência.
Giro espinhal
Esse exercício coloca muita pressão no pescoço e na lombar e está entre os piores para pessoas acima de 40 anos de idade.
Montanha alpinista
A montanha alpinista é feita na postura das flexões, porém os braços ficam parados enquanto a pessoa movimenta as pernas. Faz pressão exagerada nas articulações.
Agachamento com salto
O salto após o agachamento traz alto impacto para as articulações dos joelhos. Portanto não faça esse exercício, principalmente se tiver problemas como artrite.