Riscos e efeitos colaterais dos termogênicos

Riscos e efeitos colaterais dos termogênicos

Na busca por um corpo ideal, muitas pessoas fazem uso de suplementos termogênicos, conhecidos como queimadores de gordura, que prometem milagres na perda de peso, mas não buscam a orientação de um médico, e nem se informam sobre os efeitos colaterais causados. Nesse post você vai ler um pouco sobre o uso dos suplementos termogênicos e os riscos e efeitos colaterais que eles podem causar no seu corpo.

Para que fique claro, não estamos falando de alimentos termogênicos, esse é um outro assunto, estamos falando de suplementos mesmo, em cápsulas, líquidos e afins.

Os suplementos termogênicos costumam aumentar a temperatura corporal através da estimulação do sistema cardiovascular, respiratório e nervoso. O metabolismo basal é estimulado e aumentado, gerando um gasto calórico maior, o que ajuda na perda de peso.

Mas, e os resultados disso no seu corpo?

Mesmo os suplementos termogênicos mais simples e com doses mais fracas podem causar alguns sintomas como:

* Alteração de humor

* Boca seca

* Tremores

* Enjoo

* aumento da pressão arterial

* Insônia

* Arritmia cardíaca

* Infarto

* AVC

Sim, isso mesmo, você leu certo, em casos mais graves, os termogênicos podem causar AVC e infarto. Não é porque você encontra disponível em lojas e não precisa de receita médica para comprar que eles são inofensivos, por isso, algumas agências governamentais de controle de substâncias, entre elas a ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) tem proibido o comércio de alguns termogênicos, a cada ano a lista de suplementos proibidos tem se tornado maior. Por isso, o ideal é sempre consultar um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de suplemento, antes de pensar em perder peso, pense na sua saúde.

Um estudo feito entre os anos de 1997 e 1999, os usuários de termogênicos à base de efedrina foram estudados, os resultados foram: diversos casos de hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e crise convulsiva. Dentre as pessoas que participaram da pesquisa, pelo menos 10 evoluíram para o óbito,  13 chegaram a casos de invalidez permanente. Nos relatos de casos mais graves,  9 entre 23 dos casos ocorreram em pessoas que não estavam entre os fatores de risco e haviam usado somente as doses recomendadas pelos fabricantes.

ATUALIZAÇÃO

Depois dessa triste notícia (clique aqui para ler) que fala sobre uma jovem de 23 anos que morreu de infarto após uso de termogênicos, algumas pessoas do nosso grupo no facebook (clique aqui para conhecer o grupo) resolveram dar seu depoimento sobre os problemas de saúde que tiveram em decorrência do uso de termogênicos para emagrecer:

“Nelson Valente Filho: Foi um dos principais elementos para que eu tivesse um AVC!!! Fiz o uso indiscriminado do produto e não sabia que tinha tendência à pressão alta. Meu corpo pós treino formigava meus braços, dormência… até que acabei tendo um colapso, fiquei 10 dias em coma, 16 de UTI, 4 meses internado, 1 Valvula de Pressão na cabeça e 50% de meu cerebelo. Estou vivo por Deus e por ser um triatleta!!!”

“Mary Rocha:  Mto triste.
Gente eu ingeri um remédio desse, por sorte não morri. Fui levada aos braços para o hospital com os batimentos a 135, meu corpo se batia. Fui medicada rapidamente com remédio na veia pra eliminar a substância.
GENTE não tomem isso.
E passei dois anos com depressão, dizem que foi consequência do remédio. Depressão, só sabe descrever quem já passou por isso. Pior momento da minha vida.”

“Comecei a tomar um termogenico tb, Mas comecei a me sentir muito mal, coração acelerada demais sem contar q não conseguia dormir a noite, parei de tomar E nao emagreci nada, só me sentia mal. Estava pensando em voltar a tomar, Mas depois disso… nunca mais!”

Perca peso de forma saudável usando a fórmula ideal e infalível, uma dieta balanceada e exercícios físicos.

 

 

Publicado em 20/05/2015

Categorias: AlimentaçãoDicas para emagrecerSaúde e bem estar

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo