9 benefícios para a saúde da batata doce

/

 

A nutricionista foca nas características desse vegetal nutritivo

O início da semana é marcado pelo objetivo de melhorar a saúde e os hábitos de vida. A nutricionista Adriana Stavro (Adriana Stavro) visa cooperar com a alimentação e obter benefícios completos, incluindo controle de peso e manutenção da pele bonita, e relaciona os 9 principais benefícios da batata-doce.

Melhorar o sistema imunológico

A polpa de laranja da batata-doce é uma das fontes naturais mais ricas de β-caroteno. O β-caroteno pode ser convertido em vitamina A, que é essencial para o sistema imunológico e para a manutenção de uma mucosa saudável (especialmente a parede interna do intestino).

Trabalhando com saúde intestinal

A batata-doce contém muitas fibras, essenciais para promover o funcionamento normal do trato digestivo e prevenir a prisão de ventre em crianças e adultos.

O intestino é onde o corpo é exposto a muitos patógenos potencialmente patogênicos. Portanto, o cuidado intestinal é muito importante para melhorar a imunidade. Estudos demonstraram que a deficiência de vitamina A pode aumentar a inflamação intestinal e reduzir a capacidade imunológica de responder adequadamente às ameaças potenciais de patógenos.

É uma fonte de antioxidantes

As vitaminas A e C dos tubérculos atuam como antioxidantes para proteger as células do envelhecimento e de várias doenças. Escolha batata-doce roxa. Os pigmentos que lhes dão cor têm propriedades antioxidantes mais fortes.

Ajude a controlar o peso

A batata-doce contém fibra solúvel, que pode aumentar a saciedade e fornecer ao corpo um mecanismo natural e autossustentável para regular o peso. Estudos demonstraram que a pectina, uma das principais fibras dietéticas das raízes, pode efetivamente reduzir a ingestão de alimentos, reduzir o ganho de peso e aumentar a atividade dos hormônios da saciedade.

Beleza em sua pele

A cor laranja da batata-doce vem de um antioxidante chamado β-caroteno, que é convertido em vitamina A, que ajuda a restaurar a elasticidade da pele, promove a renovação das células mortas e contribui para uma pele lisa e saudável. A batata-doce também é rica em vitamina C e vitamina E, ambas muito importantes para manter uma tez saudável, brilhante e macia. A vitamina C ajuda a aumentar o colágeno, fortalecendo os tecidos. Os tubérculos também são uma fonte de antocianinas, que ajudam a prevenir manchas escuras ao controlar a atividade dos radicais livres.

Saúde ocular

A vitamina A é um nutriente que ajuda a prevenir o olho seco, cegueira noturna e infecções oculares, e é usada para formar receptores fotodetectores nos olhos. A deficiência grave de vitamina A é um problema nos países em desenvolvimento e pode causar um tipo especial de cegueira denominado olho seco.

Comer alimentos ricos em beta-caroteno, como batata-doce, pode ajudar a prevenir isso.

Possui propriedades antiinflamatórias

A batata-doce contém uma alta concentração de colina. Um dos principais benefícios da colina é sua resposta antiinflamatória.

Reduza o risco de câncer

Estudos demonstraram que os antioxidantes da casca roxa da batata-doce podem reduzir o risco de câncer. Para obter o máximo de nutrição das batatas, não as descasque, apenas esfregue-as antes de cozinhar. Os antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, a inflamação e o risco de doenças inflamatórias, como câncer, doenças cardíacas e doenças autoimunes.

Previna a deficiência de vitamina A

A deficiência pode causar problemas nos olhos e até cegueira. Também pode suprimir a função imunológica e aumentar a mortalidade, especialmente em crianças, mulheres grávidas e mães que amamentam. A batata-doce é uma excelente fonte de beta-caroteno, que é convertido em vitamina A pelo corpo. A intensidade da cor laranja ou roxa da raiz está diretamente relacionada ao seu conteúdo de β-caroteno.

Orientadora: Adriana Stavro, Mestre em Nutrição pelo Centro Universitário San Camilo.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :