O que todos os cachorros-quentes têm em comum é a salsicha. De acordo com um estudo publicado recentemente pela Universidade de Michigan na revista Natural Food, comer um cachorro-quente pode consumir 36 minutos de uma vida saudável. Os pesquisadores contam com os sanduíches Frankfurt, um cachorro-quente americano tradicional que contém pão branco e linguiça de vaca e porco.
O estudo considerou a carga de doenças nutricionais humanas e seu impacto no meio ambiente, e avaliou cachorros-quentes. O estudo utilizou um novo índice epidemiológico nutricional desenvolvido pelos próprios pesquisadores com a ajuda do nutricionista Victor Fulgoni III para chegar a uma estimativa da perda de longevidade saudável. Esse índice é responsável pelo cálculo da carga líquida benéfica ou prejudicial à saúde em minutos de vida saudável relacionada a uma parte dos alimentos consumidos.
Com base nos resultados deste trabalho, os pesquisadores disseram que os alimentos, incluindo carnes altamente processadas, foram reduzidos.
A nutricionista Letícia Silva também explicou outros riscos associados às salsichas.
-Os cachorros-quentes tradicionais são feitos de carne processada. Se consumidos em excesso, aumentam o risco de doenças crônicas como câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças pulmonares obstrutivas crônicas.