Pular para o conteúdo

Especialista explica por que mudança corporal deve ser planejada com antecedência

Por meio da orientação profissional, é possível alcançar resultados consistentes

 

Minas Gerais, janeiro de 2022 – A mudança corporal deve ser um projeto e não algo a ser conquistado imediatamente. A máxima que é defendida por muitos profissionais de saúde tem uma razão: na busca de resultados rápidos, algumas pessoas acabam exagerando ao seguir dietas milagrosas, que não se mostram eficazes, ou então, se lesionam em treinos com cargas em excesso. Para o coordenador dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Faculdade Pitágoras, Paulo Antônio Rezende, a prática regular de exercícios físicos aliada à boa alimentação e saúde emocional são uns dos requisitos para alcançar a longevidade com saúde.

 

O planejamento em longo prazo ajuda a evitar o efeito rebote, como é conhecido aquele ganho de peso após uma dieta restritiva. “Quando pensamos em atividade física devemos responder três perguntas: para quê, para quem e por quê? Por exemplo, uma caminhada tem efetividade para uma pessoa obesa, mas para uma pessoa com certa aptidão física não é a melhor estratégia para emagrecer ou atingir condicionamento”, orienta.

 

Para emagrecer de forma saudável e com resultados sólidos e permanentes, o professor recomenda a busca de orientação de profissionais como, nutricionistas, profissionais de educação física, fisioterapeutas e outros que atuam focados em emagrecimento, estética e definição muscular. “Caminhada moderada ou intensa, natação, musculação ou outra modalidade esportiva contribuem para uma boa saúde e um envelhecimento mais saudável e ativo. Não existe um número exato de vezes que o indivíduo deve realizar atividade física por semana. O importante é a pessoa se manter ativa e encontrar uma prática que lhe dê prazer”.

 

 

Atividade física

De acordo com o professor, especialista em atividade física, assim como a realização de dietas sem acompanhamento especializado, a prática de atividade física sem orientação pode ser perigosa, prejudicando a saúde de quem se arrisca sozinho.

 

Para deixar o sedentarismo de lado sem riscos, é importante contar com o apoio de um especialista para orientação adequada e elevar o nível de atividade física, uma vez que as articulações são as primeiras a sofrerem com as atividades físicas feitas sem nenhuma orientação.

 

O docente lista quais os principais ganhos decorrentes da prática regular de atividades físicas:

– Previne e ajuda no combate a doenças como hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, câncer, ansiedade, depressão, problemas no coração e pulmões;

– Melhora da força muscular, diminuindo o risco de quedas e facilitando os movimentos dos braços, pernas e tronco;

– Reduz o uso de remédios, pois melhora a sensação de bem-estar e diminui as dores.

 

Sobre a Faculdade Pitágoras  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Pitágoras e o Blog Pitágoras.

 

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton.

Gabriel

Gabriel

Especialista em crédito. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Você também pode gostar ↓↓↓