Pular para o conteúdo

Saiba a diferença entre atividade física ou exercício físico

    Para ter qualidade de vida e saúde é importante manter o corpo em movimento. Mas, você sabe a diferença entre atividade física e exercício físico? O ideal é que os dois estejam presentes no dia a dia. Então, confira neste post a diferença.

    Atividade física

    É tudo aquilo feito no dia a dia com o seu corpo, ou seja, é qualquer movimento realizado, como limpar a casa, brincar com os filhos, ir à padaria, etc. A atividade física não é algo programado, mas uma ação natural. Mas, não se engane, pois um dia de faxina intensa pode queimar muitas calorias.

    Realizar atividades diárias usando o corpo é muito benéfico. Além de queimar calorias, aumenta o bem-estar físico e mental, ajuda no condicionamento físico e reduz as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e AVC. A atividade física não demanda acompanhamento profissional.

    Exercício físico

    O exercício físico trata-se de uma atividade programada, com movimentos planejados e com objetivos específicos. Além disso, os exercícios devem ser constantes e realizados com acompanhamento de um especialista. O cronograma de exercícios é desenvolvido a partir da avaliação do perfil e estado físico de cada pessoa. Ao contrário da atividade física, os exercícios envolvem movimentos técnicos, pois envolvem práticas esportivas. Os exercícios ajudam a reduzir o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuir a pressão arterial e prevenir doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão.

    Praticar exercícios e atividades físicas ajuda a liberar endorfina, que é o hormônio relacionado às sensações de bem-estar e prazer. Logo, quem mantém o corpo ativo melhora o humor, diminui a tristeza e depressão e melhora a sociabilidade, aspectos fundamentais para se viver melhor.

    A prática regular de exercícios ajuda a estabilizar os hormônios, o cérebro consegue produzir e equilibrar as substâncias relacionadas ao bom funcionamento do corpo e também da mente. Os exercícios também ajudam a melhorar a circulação e a absorção de oxigênio pelo sangue, diminuindo a pressão arterial.