Dieta dos pontos grátis

Dieta dos pontos

Prepare-se para emagrecer sem perder o prazer de comer o que você gosta.

Como funciona a dieta dos pontos?

A dieta dos pontos é uma dieta desenvolvida para quem quer continuar comendo bem e emagrecer com saúde. Eficiente e simples, a dieta dos pontos não restringe a ingestão de nenhum tipo de alimento (exceto gordura trans) e promove a reeducação alimentar, pois ensina quem faz a dieta a selecionar melhor os alimentos, fazer refeições balanceadas e saudáveis, comendo de forma adequada e sem passar fome. É uma ótima opção para quem não consegue se adaptar à Dieta Dukan.

Nessa dieta as calorias são substituídas por pontos, cada ponto equivale a 3,6kcal e dessa forma fica fácil para criarmos um cardápio com nossas preferências pessoais. Todo tipo de alimento é permitido, no começo você pode ficar meio perdido, mas passado um tempo, além de acostumar com a contagem de pontos, você também aprende melhor quais tipos de comida colocar no prato. O tempo vai te ensinar como utilizar bem seus pontos, investindo em alimentos mais saudáveis e que te permitem comer maiores porções, lembre-se, quanto menos calórico o alimento, maior a quantidade que você vai poder comer, se sentindo mais saciado e comendo com mais qualidade.

Já na primeira semana é possível  obter resultados, a mudança drástica na alimentação faz com que muita gente note uma mudança de até 3 kilos na balança. A partir da segunda semana, a perda de peso já entra num ritmo mais moderado e constante, que é o ritmo que vai te acompanhar ao longo da dieta.

Quantos kilos eu vou perder fazendo a dieta dos pontos?

Nesse momento você deve estar se perguntando quanto vai conseguir perder por mês ou por semana certo? Se você estiver procurando essa resposta, saiba que ela não está aqui e em nenhum lugar na internet, e sim em você, no seu corpo. Perder peso não é uma conta exata, porque envolve o seu metabolismo, a sua rotina, a resposta do seu corpo a mudança na alimentação. Ninguém tem a mesma perda de peso, mesmo fazendo a mesma dieta e comendo exatamente as mesmas coisas, tudo depende de quanto você pesa, das atividades físicas que faz e das suas necessidades alimentares, não adianta se entupir de legumes e verduras se o seu corpo precisa de mais proteína, e por aí vai. Então, não se preocupe com quanto vai perder, nem se compare com sua amiga, vizinha, primo, etc, sua única preocupação deve ser promover essa mudança na sua vida, e manter sua saúde ao longo da perda de peso. Nós não engordamos da noite para o dia, leva tempo, e para emagrecer é a mesma coisa, não queira perder em 5 dias o que você levou 5 meses para ganhar, ok? Desespero e emagrecimento são coisas que não combinam, o importante é seguir firme e forte sempre.

A mecânica da dieta é muito simples, para perder peso nós precisamos ingerir menos kcal do que o nosso gasto diário de kcal, e para fazer isso você deve calcular seu limite diário de pontos. Esse calculo considera fatores como peso, idade e nível de sedentarismo.  Após calcular os seus pontos diários, é só consultar a tabela de pontos e começar a calcular os pontos das suas refeições.

Como mencionado acima, a única restrição da dieta dos pontos fica por conta das gorduras trans, que realmente devem ser evitadas. Algumas pessoas chamam de Nova Dieta dos Pontos a Dieta dos pontos com a restrição da gordura trans, mas a dieta é a mesma, não existe diferença.

Ok, agora você já sabe como funciona a dieta dos pontos, e também sabe que ela vai te ajudar a emagrecer de forma fácil e saudável. Então vamos ao passo a passo para dar o pontapé inicial.

Como calcular meus pontos diários?

Calcular seu limite de pontos diário é muito fácil, é só inserir seus dados na calculadora de pontos, lembre-se de verificar se está colocando as informações corretas em cada lugar, se tiver dúvidas, abaixo da calculadora tem um texto explicando melhor sobre os dados que você deve colocar para efetuar o cálculo dos pontos. (É só clicar na caixa cinza abaixo)

Como contar os pontos das minhas refeições?

Como já foi visto no texto acima, as calorias são substituidas por pontos, e cada ponto equivale a 3,6kcal, ou seja, para saber quantos pontos tem cada alimento você deve saber quantas calorias tem a porção que você vai comer e dividir por 3,6, dessa forma você chega ao total de pontos da porção a ser comida. Ok, eu entendo que você agora deve estar pensando que vai ter que fazer conta para tudo que for comer, muita calma nessa hora, porque nós vamos te ajudar. Abaixo você encontra uma tabela completa com os pontos de alimentos de A a Z para facilitar sua vida e sua dieta dos pontos. Caso na tabela não tenha o alimento que você procura, aí não tem jeito, tem que procurar quantas calorias o alimento tem (geralmente vem descrito na embalagem) e calcular os pontinhos, nada que uma calculadora não resolva 😉

Cardápio para a Dieta dos Pontos

Se você ainda tem dúvidas sobre o que comer, montamos alguns exemplos de café da manhã, almoço e jantar para a dieta dos pontos. Confira abaixo as opções. (lembre-se que não é obrigatório, montar ou seguir um cardápio especifico, você só precisa seguir as orientações e não consumir nada além dos seus pontos diários)

Após emagrecer, como me manter no peso desejado?

A Dieta dos Pontos além de promover o emagrecimento, ela ainda te ajuda a promover uma reeducação alimentar, a contagem de pontos dos alimentos ajuda a ver o valor energético ou calórico dos alimentos através dos pontos, e ao longo da dieta é possível aprender a se alimentar de forma correta, dando preferência a legumes, verduras, frutas, proteínas e alimentos preparados com menos gordura ou açúcar. Então, partindo do princípio de que após perder todos os kilos que deseja você já vai ter aprendido a se alimentar melhor, acreditamos que não é necessário uma manutenção e somente o bom senso em manter a alimentação saudável e também manter o peso desejado. Para quem precisa de mais disciplina e acha que não vai conseguir manter o peso sem as regras do cálculo de pontos, pode se aumentar um pouco o limite de pontos diário, vá aumentando aos poucos, de forma que você coma até se sentir satisfeito e sem exageros.

Dúvidas frequentes sobre a Dieta dos Pontos

 A calculadora disse para eu consumir 400 pontos, se eu consumir 200 emagrecerei mais rápido?
Por favor, não faça isso. O cálculo já leva em consideração o fato de ser uma dieta para perda de peso, se você quiser acelerar o emagrecimento, basta praticar exercícios físicos com regularidade. Consumir menos que o indicado, pode te deixar com fome, e você corre o risco de acabar caindo em compulsão e comer mais do que deve, ou sentir fraquezas e tontura e prejudicar sua saúde. Então já que decidiu fazer a dieta o ideal e seguir a risca todas as recomendações, e isso vale para o cálculo de pontos também. Lembre-se, saúde em primeiro lugar.

A prática de exercícios físicos é obrigatória?
Não é obrigatória, mas é altamente recomendável. Exercícios físicos ajudam a queimar mais calorias e também auxiliam na manutenção do peso.

Não sei o que comer, como faço para decidir quais os melhores alimentos para a dieta?

É muito simples, mas você precisa usar o bom senso, dê uma boa lida na tabela de pontos dos alimentos e verifique quanto vale cada refeição que você costumava comer antes da dieta. Veja quantos pontos você vai consumir comendo cada tipo de alimento e perceba quais somam mais e menos pontos. Diminua as porções que valem mais, como arroz, feijão, pão, frituras, e aumente as porções de menor valor, como legumes, verduras e frutas. Com o tempo você vai aprendendo quais alimentos são melhores. Mas vale sempre usar o que todos sabemos, se as calorias são convertidas em pontos, então alimentos mais calóricos como refrigerante e doces que tem muito açúcar, frituras e alimentos gordurosos, massas e carboidratos como arroz, feijão e pães, vão somar mais pontos, e te permitirão comer porções menores. Então pegue leve nesses grupos de alimento e valorize que são mais saudáveis.

O refrigerante zero pode ser consumido a vontade?

Um copo (200 ml) de refrigerante zero possui entre 10 e 30 mg de sódio. 2 litros = 300 mg de sódio. A recomendação é de 2g/dia. Além disso, quanto mais alimentos doces consumimos ao longo do dia (e não importa se é com açúcar ou adoçante), sempre vamos ter paladar mais doce.

Confira  a entrevista que fizemos com a Dra Renata Bressan, graduada pela FSP/USP, pós graduada em Nutrição nas Doenças Crônico-Degenerativas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e em Terapia Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica pelo GANEP. A Dra Renata Bressan trabalha há 8 anos na clinica do Dr. Alfredo Halpern, criador da Dieta dos Pontos, e aceitou nosso convite para responder várias dúvidas sobre dietas e perda de peso, e ainda deu várias dicas legais.

Já conhece a Dieta Dukan ? Confira aqui o passo a passo e veja essa outra opção de dieta, que também é muito eficaz e famosa por todo o mundo.

Hank Lobo

O jovem que trocou o ritmo alucinante da noite latejante pelas alegrias iluminadas do amor eterno.

São Paulo, SP

Setembro, 17

Receber por email

Receba todo conteúdo do nosso site em seu email.

@

Atenção!

As informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Topo