Na gravidez as mulheres ficam ainda mais bonitas e plenas. Os alimentos e as vitaminas presentes neles são essenciais para garantir que a saúde de mãe e filho seja preservada. É necessário fazer algumas adaptações à dieta e conferir tudo aquilo que pode ser consumido ou evitado. Separamos algumas dicas para que você se oriente neste período tão especial da vida.
Com algumas exceções, as grávidas devem seguir uma dieta saudável e variada, que já é recomendada a todas as pessoas. É importante comer muitas frutas e vegetais, grãos integrais, carnes magras ou alimentos proteicos vegetarianos, como feijão, lentilha e leguminosas. Além de beber muita água.
As mulheres grávidas precisam garantir que estão recebendo cálcio suficiente, então é importante incluir produtos lácteos com baixo teor de gordura, como iogurte natural, leite semidesnatado ou produtos não lácteos fortificados com cálcio em sua dieta diária.
Atenção
Não fique tentada a cair na lenda de que está “comendo por dois”. As mulheres grávidas precisam de poucas calorias extras por dia. Entretanto, o cansaço e os desejos inevitáveis podem fazer com que essas mulheres busquem um estímulo como um docinho, ou refrigerante. É recomendado que as grávidas reduzam o consumo de doces e guloseimas e optem por alimentos energéticos de liberação lenta, que fornecem mais vitaminas e minerais.