Com a correria do dia a dia, muitas pessoas recorrem ao famoso fast food para se alimentar com rapidez e continuar desempenhando as funções do trabalho, sem precisar parar para fazer uma refeição de verdade, com alimentos saudáveis. Além disso, o sabor específico de alguns produtos é marcante em nosso paladar, como por exemplo as batatinhas fritas do McDonalds.
Mesmo que a gente tente reproduzir a iguaria em casa, o sabor nunca fica igual. Já se perguntou o porquê?
Trouxemos, neste post, alguns aspectos da batatinha que de inocente não tem nada! Confira!
Estatísticas nutricionais
Ao conferir as informações nutricionais você vai descobrir que uma porção média de batatas fritas inclui 340 calorias, 16 gramas de gordura e 44 gramas de carboidratos.
Ingredientes
As batatas fritas do McDonald’s têm 19 ingredientes no total. Sim, você encontrará as batatas, o óleo e o sal que entrarão em qualquer batata frita, mas também encontrará um monte de produtos químicos, gorduras e ácidos. Alguns desses ingredientes estão incluídos no sabor, mas o fato é que muitos são desnecessários e a maioria é incrivelmente prejudicial.
Aromas de carne
Um dos ingredientes presentes em cada lote de batatas fritas do McDonald’s é o sabor natural da carne. Mas esse sabor contêm uma série de coisas, nenhuma das quais é garantida como proveniente de carne bovina. Espere fermento, proteínas e caldo de carne, mas não espere carne de verdade.
Dextrose
De acordo com o próprio McDonald’s, a dextrose, uma forma de açúcar, é adicionada às batatas fritas porque a maneira como as batatas são cozidas remove os açúcares naturais, necessitando da inclusão de uma solução de dextrose para que elas fiquem douradinhas e uniformes.
TBHQ
O TBHQ, também conhecido como butil-hidroquinona terciária, é um conservante químico usado para prolongar a vida útil de muitos alimentos. Você o encontrará na maioria dos alimentos processados, é um dos muitos ingredientes incluídos nas batatas fritas do McDonald’s. Os efeitos do TBHQ na saúde podem ser significativos – podem levar a distúrbios da visão e outros efeitos colaterais amplamente indesejáveis.
Polidimetilsiloxano
O polidimetilsiloxano é uma forma de silicone usada em uma ampla gama de indústrias, incluindo a produção de produtos para o cuidado da pele e massa de vidraceiro. O McDonald’s usa-o como um agente antiespumante, com a ideia de que é adicionado ao processo de cozimento para impedir que o óleo cuspa e borbulhe.
Gorduras Trans
Um dos aspectos menos saudáveis dessas batatas fritas está no óleo de soja hidrogenado no qual são fritas, que facilita a inclusão de gorduras trans no processo de cozimento. As gorduras trans, é claro, são exatamente tão ruins quanto sua reputação sugere, e uma dieta rica em gorduras trans pode levar a problemas de colestorol, doenças cardíacas e derrames.
Todo o resto
O ácido cítrico é provavelmente um dos ingredientes mais despretensiosos das batatas fritas do McDonald’s. Um antioxidante à base de ácido cítrico é usado para aumentar o prazo de validade de vários alimentos fritos.
Leia também: Como diminuir a gordura mudando alguns hábitos